quarta-feira, 20 de maio de 2009

Como tudo começou.

A história da Droga Raia teve início no ano de 1905, quando o então farmacêutico João Baptista Raia inaugurou a Pharmacia Raia, na cidade de Araraquara, interior do estado de São Paulo. Os grandes armários da farmácia eram esculpidos em jacarandá. Naquela época as farmácias preparavam artesanalmente a medicação prescrita pelo médico, e João Baptista se mostrou desde o início, e ao longo do tempo, um profissional hábil, preciso, e honesto, garantindo-lhe a confiança do público daquela cidade.
A Pharmacia Raia sempre se manteve vigilante no atendimento a população, especialmente nas epidemias do início do século, assim como no surto da Gripe Espanhola, nos anos 20. O fundador da Droga Raia ganhou notoriedade durante a gripe espanhola ao manter aberta a drogaria por 24 horas. Em 1918, enquanto os medicamentos que produzia contra a gripe espanhola ganhavam fama, ele registrou o direito de uso da sua marca, antevendo o bom negócio que viria a ser no futuro. A industrialização se anunciou, grandes laboratórios multinacionais se instalaram no país e uma realidade diferente para a época se mostrou: farmácias de manipulação convivendo com drogarias. A necessidade de um modelo de atendimento mais ágil foi percebida por João Baptista. Seu senso de oportunidade e experiência acumulada, lhe permitiram a tecer a rede que levaria seus conceitos de qualidade e respeito aos clientes, disseminadas por várias cidades do estado de São Paulo. Traçou uma diretriz que se incorporou, mais tarde, à tradição e aos princípios da Droga Raia: “Interessar-se realmente pelos clientes, colocando suas necessidades acima de qualquer venda”. Foi a primeira empresa varejista do país a concluir seu processo de automação comercial em 1987.
No ano seguinte introduziu o Cartão Raia, primeiro instrumento de fidelidade dos balcões nacionais vinculado a um banco de dados. Hoje, o número de clientes cadastrados no programa já supera a marca de quatro milhões e representa mais de 80% do faturamento total da empresa. A Droga Raia se tornou, em 2000, por meio de sua expansão para o Rio de Janeiro, a primeira grande rede do País a operar fora do seu mercado de origem. Depois de rentabilizar e fortalecer sua operação neste novo mercado, a empresa deu prosseguimento à sua expansão nacional no final de 2003, com a entrada simultânea no estado de Minas Gerais e do Paraná.

Um comentário: